O presente projeto de extensão visa abrir as portas da instituição às pessoas com deficiência visual (doravante DV) em idade escolar de modo a proporcioná-las um apoio pedagógico pautado na metodologia da tutoria por pares. Tal apoio tem o intuito de acessibilizar o ingresso e permanência dessas pessoas à educação em respeito aos seus direitos e em conformidade com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/2015), contribuindo para a formação geral e crítica do aluno com DV. A LBI/2015 visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. O Capítulo IV diz respeito ao direito à Educação conferido às pessoas com deficiência. Ainda em seu Capítulo IV, no Artigo 28, os Incisos II e V determinam que o poder público garanta a condição de acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena, além da adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos mesmos. Neste sentido, visando atender o que determina a legislação e à demanda do campus Nova Friburgo e de seu entorno, pretendemos dar continuidade ao projeto, implementando a Tutoria de Pares, estratégia pedagógica alinhada à tecnologia assistiva. A Turoria de Pares tem o objetivo de dar apoio à inclusão de estudantes com deficiência, tanto no ensino médio integrado quanto no superior por meio de estratégias de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e social do aluno. Vale destacar que cada estudante é um caso único, com suas especificidades cognitivas, emocionais, pessoais, sociais e culturais e deverá ser tratado e respeitado em suas singularidades. Para tanto, é imprescindível analisar, estudar, estruturar adaptações, flexibilizar práticas pedagógicas necessárias e específicas, assim como desenvolver ações que colaborem com o papel da instituição em minimizar e derrubar barreiras na aprendizagem e na inclusão das pessoas com deficiência. A tutoria de pares é uma estratégia funcional em que um aluno – tutor – dá suporte e apoio ao aluno com deficiência – tutorado. Esse apoio é realizado em sala de aula, em atividades extraclasse, no esclarecimento de dúvidas, na adaptação e construção de material didático pedagógico e no acompanhamento do tutorado de um modo geral. Vale destacar que a tutoria de pares tanto para a deficiência visual quanto para outra deficiência ou necessidade específica pode trazer benefícios a ambos, tutor e tutorado. Outro ponto importante é que a tutoria de pares não substitui o papel do NAPNE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas, mas sim, o tutor passa a ser um parceiro do núcleo. Os alunos atendidos tanto podem fazer parte da comunidade interna do CEFET campus Nova Friburgo quanto da comunidade externa à instituição, sendo moradores da cidade ou de seu entorno. Os tutores do projeto recebem uma capacitação inicial para desempenharem a função junto aos alunos com DV dada pela colaboradora externa, professora da FGV e também com DV. Assim como os tutores, esse projeto também prevê palestras e workshops para sensibilização de todo o corpo docente da instituição, servidores, terceirizados e demais discentes no que diz respeito à DV. Nesse projeto, estão previstas reuniões semanais entre os tutores e a coordenação, além dos atendimentos da tutoria, que também serão oferecidos semanalmente. Esta ação extensionista está articulada com as diretrizes do Plano Nacional de Extensão (2009), que estabelece necessidade do contato entre o saber universitário e o da comunidade para o benefício mútuo e a construção de conhecimentos balizados por noções teóricas e práticas. Tal ação também dialoga com a demanda local e regional, uma vez que há alunos com DV na instituição e fora dela necessitando de apoio pedagógico para tal deficiência. Acreditamos que o projeto ora proposto contribui ricamente com toda a comunidade intra e extra-muros do CEFET campus Nova Friburgo, haja vista o impacto causado pelo seu compromisso social, promovendo total integração desse campus com a comunidade, e pela democratização do ensino, oportunizando acesso das mais diversas camadas da população sem e com deficiência.

O presente projeto de extensão visa abrir as portas da instituição às pessoas com deficiência visual (doravante DV) em idade escolar de modo a proporcioná-las um apoio pedagógico pautado na metodologia da tutoria por pares. Tal apoio tem o intuito de acessibilizar o ingresso e permanência dessas pessoas à educação em respeito aos seus direitos e em conformidade com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/2015), contribuindo para a formação geral e crítica do aluno com DV. A LBI/2015 visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. O Capítulo IV diz respeito ao direito à Educação conferido às pessoas com deficiência. Ainda em seu Capítulo IV, no Artigo 28, os Incisos II e V determinam que o poder público garanta a condição de acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena, além da adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos mesmos. Neste sentido, visando atender o que determina a legislação e à demanda do campus Nova Friburgo e de seu entorno, pretendemos dar continuidade ao projeto, implementando a Tutoria de Pares, estratégia pedagógica alinhada à tecnologia assistiva. A Turoria de Pares tem o objetivo de dar apoio à inclusão de estudantes com deficiência, tanto no ensino médio integrado quanto no superior por meio de estratégias de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e social do aluno. Vale destacar que cada estudante é um caso único, com suas especificidades cognitivas, emocionais, pessoais, sociais e culturais e deverá ser tratado e respeitado em suas singularidades. Para tanto, é imprescindível analisar, estudar, estruturar adaptações, flexibilizar práticas pedagógicas necessárias e específicas, assim como desenvolver ações que colaborem com o papel da instituição em minimizar e derrubar barreiras na aprendizagem e na inclusão das pessoas com deficiência. A tutoria de pares é uma estratégia funcional em que um aluno – tutor – dá suporte e apoio ao aluno com deficiência – tutorado. Esse apoio é realizado em sala de aula, em atividades extraclasse, no esclarecimento de dúvidas, na adaptação e construção de material didático pedagógico e no acompanhamento do tutorado de um modo geral. Vale destacar que a tutoria de pares tanto para a deficiência visual quanto para outra deficiência ou necessidade específica pode trazer benefícios a ambos, tutor e tutorado. Outro ponto importante é que a tutoria de pares não substitui o papel do NAPNE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas, mas sim, o tutor passa a ser um parceiro do núcleo. Os alunos atendidos tanto podem fazer parte da comunidade interna do CEFET campus Nova Friburgo quanto da comunidade externa à instituição, sendo moradores da cidade ou de seu entorno. Os tutores do projeto recebem uma capacitação inicial para desempenharem a função junto aos alunos com DV dada pela colaboradora externa, professora da FGV e também com DV. Assim como os tutores, esse projeto também prevê palestras e workshops para sensibilização de todo o corpo docente da instituição, servidores, terceirizados e demais discentes no que diz respeito à DV. Nesse projeto, estão previstas reuniões semanais entre os tutores e a coordenação, além dos atendimentos da tutoria, que também serão oferecidos semanalmente. Esta ação extensionista está articulada com as diretrizes do Plano Nacional de Extensão (2009), que estabelece necessidade do contato entre o saber universitário e o da comunidade para o benefício mútuo e a construção de conhecimentos balizados por noções teóricas e práticas. Tal ação também dialoga com a demanda local e regional, uma vez que há alunos com DV na instituição e fora dela necessitando de apoio pedagógico para tal deficiência. Acreditamos que o projeto ora proposto contribui ricamente com toda a comunidade intra e extra-muros do CEFET campus Nova Friburgo, haja vista o impacto causado pelo seu compromisso social, promovendo total integração desse campus com a comunidade, e pela democratização do ensino, oportunizando acesso das mais diversas camadas da população sem e com deficiência.

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